Busca orgânica x busca paga: entenda a diferença

O Google é o maior motor de buscas atualmente. Assim, sair na frente dentro da dessa plataforma é um passo importante no sucesso do seu negócio. E, dois conceitos cruciais que precisam ser entendidos para tirar o máximo de proveito do maior motor de buscas do mundo é a busca orgânica e a busca paga.

Saiba mais lendo esse post!

O que é uma busca orgânica?

De maneira resumida, a busca orgânica (ou resultado orgânico) são as páginas e links que aparecem na primeira página do Google de forma “natural”. A sua posição nos resultados de pesquisas está ligada diretamente a diversos fatores importantes para o Google. Alguns deles são:

– Qualidade do conteúdo;

– Peso da palavra-chave (termo que foi pesquisado pelo usuário);

– Originalidade do resultado;

– Imagens otimizadas;

– Velocidade de navegação do site.

Não se sabe ao certo quais são todos os pontos que o algoritmo do Google considera na hora de ranquear um site, entretanto, alguns são bastante conhecidos e, por conta disso, são bem trabalhados pelas empresas nas estratégias de SEO.

 Assim como o próprio nome já diz, a busca orgânica requer pouco ou nenhum investimento. Desde que o seu site possua um conteúdo de qualidade e corresponda com os parâmetros do Google, ele naturalmente estará bem ranqueado dentro das palavras-chave propostas.

No entanto, por haver uma infinidade de páginas e links que são diariamente criados ou atualizados, o seu site pode demorar de seis meses a um ano para começar a aparecer nos resultados do Google. Isso ocorre, porque o algoritmo do Google precisa rastrear e indexar todas as páginas para avaliar sua performance e se ela corresponde com os seus parâmetros. Falamos mais sobre isso no post sobre SEO.

Conforme um link ou uma página vai ganhando o reconhecimento do Google, de forma orgânica, maior será sua autoridade e mais no topo ela ficará nas pesquisas daquela palavra-chave que foi pesquisada.

E o que é a busca paga?

Ao pesquisar alguma coisa no Google, você já deve ter se deparado com aqueles links no topo da página dos resultados, com uma tag ao lado escrito “Anúncio” logo ao lado. Esses são os resultados de uma busca paga.

Os resultados que ali aparecem foram pagos para que, quando certa palavra-chave ou termo fosse pesquisado, eles aparecessem ali. O investimento pode variar bastante, se a concorrência daquela palavra-chave for grande, maior será o preço cobrado pelo Google por cada clique naquele link.

No entanto, apesar desses resultados serem pagos, eles também passam por um processo de análise do algoritmo do Google para avaliar qual dos sites será mostrado no resultado. Por exemplo, se dez sites compram cliques para uma mesma palavra-chave, o Google irá avaliar qual dos sites são os mais apropriados para aparecerem no topo da página, enquanto os outros aparecem no fim.

A busca paga é essencial se você quer ter um retorno rápido de leads, com uma estratégia a curto-prazo. Por isso, é importante utilizar ferramentas como o Google Ads para monitorar o desempenho das suas campanhas e entender o que está funcionando. Afinal, tudo isso irá custar dinheiro.

Em qual busca se deve focar?

Aqui a resposta é: depende.

Se você deseja que o seu site se torne referência em cima de uma palavra-chave específica, a busca orgânica é a ideal. Porém, é necessário dedicação, esforço e paciência para começar a ver os resultados.

Quando o seu site começar a possuir uma boa pontuação no ranqueamento do Google, isso aumentará a autoridade do seu site. Consequentemente, mais usuários o utilizarão para buscar resultados para suas buscas.

Por outro lado, se o seu objetivo requer um retorno rápido, a busca paga se torna a melhor opção. Dessa forma, seu site estará sempre no topo das pesquisas e terá muito mais visibilidade em um espaço curto de tempo.

Uma terceira opção muito viável, também, é uma estratégia que envolva as duas buscas. É possível utilizar a busca paga como forma de gerar engajamento, autoridade e cliques para o seu site. Enquanto isso, a aplicação de estratégias voltadas para a médio e longo prazo continuam para que, futuramente, a página se torne uma referência de forma orgânica.

A importância da palavra-chave nas buscas

Independente da estratégia utilizada para escolher as buscas, uma coisa fundamental para o sucesso do seu site no Google é a escolha da palavra-chave.

A palavra-chave é o termo que os usuários digitarão no Google e que seu site deverá aparecer nos resultados de buscas. Por isso, é muito importante que a escolha da palavra-chave do site deve considerar diversos fatores como:

– Competitividade da palavra-chave;

– Pelo o que seu site deve ser conhecido;

– Qual palavra-chave representa melhor a proposta do seu negócio;

– O quão caro é o custo por clique de uma palavra-chave na busca paga.

Sem uma boa palavra-chave para definir seu site, todas as estratégias tanto nas buscas orgânicas quanto nas pagas podem acabar falhando e trazendo prejuízos tanto a curto como a médio/longo prazo. Então, esteja atento a isso logo no começo do planejamento para não haver frustrações no futuro.

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