Como fazer uma campanha de marketing digital?

As campanhas de marketing são uma das principais formas das marcas e empresas se comunicarem com seu público e adquirir novos clientes.

Com esse mesmo intuito, as campanhas de marketing digital surgiram como forma de divulgar o seu serviço e reforçar seu posicionamento na internet.

Seja pelas redes sociais, mecanismos de buscas ou e-mail marketing, o objetivo é o mesmo: converter mais clientes, aumentar suas vendas e seu impacto no mercado.

Nesse post, você vai entender melhor como funciona uma campanha de marketing digital, quais são os passos para realizar uma campanha de sucesso e quais são as melhores plataformas para tirar proveito desse método tão eficiente.

O que é uma campanha de marketing digital?

A campanha de marketing, por si só, é um planejamento com começo, meio e fim definidos, criada para atingir uma meta específica. Nesse caso, a campanha de marketing digital engloba todas essas questões, mas é voltada especificamente para meios on-line.

Quando falamos em campanha de marketing, e a digital não está fora disso, é importante que a meta selecionada seja bastante específica, pois, quanto mais clara ela for, mais fácil será de traçar uma rota para chegar até lá.

Além disso, com um objetivo bem definido, é possível otimizar melhor o tempo gasto, gestão de custos e em qual estratégia será definida para que a campanha alcance o resultado desejado.

Dessa forma, campanhas de marketing digital precisam ir além do que apenas anúncios esporádicos. É necessário várias mídias distintas para ser possível alcançar suas metas.

Os passos para planejar uma campanha de marketing digital

O planejamento é peça fundamental em qualquer campanha de marketing digital. Então, é importante traçar uma estratégia logo no início do projeto, visando definir cada etapa e definir os melhores caminhos para conseguir atingir o objetivo ao fim do prazo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse planejamento:

1 – Defina um objetivo claro

Antes de qualquer coisa, é necessário definir qual será o objetivo da campanha. Essa meta pode ser desde algo mais simples, como aumentar a receita da empresa em 20%, converter um determinado número de leads ou de prospects. Por isso, quanto mais específico for esse objetivo, melhor será.

2 – Estabeleça seu orçamento

Tendo o objetivo definido, o próximo passo é definir o budget da sua campanha. O marketing digital é um meio barato de investimento, por isso não é necessário gastar quantidades absurdas de dinheiro na campanha, mas sim saber onde investi-lo.

Considere todos os custos que serão necessários com designers, equipe de marketing, conteúdo, ads e outros fatores que farão parte da campanha e que precisarão entrar no investimento.

3 – Saiba quem é seu público-alvo

Essa etapa é fundamental para alcançar as metas da campanha. Entender quem é o seu público e para qual usuário será sua campanha, precisa estar muito claro.

Além disso, outra questão sobre o público-alvo, é saber em que etapa do funil de vendas ele se encontra. Dependendo da etapa em que ele se encontra, os meios e os caminhos para se chegar até ele pode variar.

4 – Quais serão as plataformas utilizadas?

Existem várias ferramentas para realizar uma campanha de marketing digital. Porém, apesar da quantidade, é importante focar em tópicos mais específicos.

Por isso, após identificar qual é o seu público, verifique quais canais são os mais utilizados por eles, onde sua marca tem mais impacto e engajamento com o público. Tendo isso analisado, pode-se pensar nas estratégias de anúncios, regularidade de publicações e outros fatores.

5 – Os profissionais que farão parte da campanha

É importante definir quantos e quais profissionais estarão na sua campanha de marketing digital. Ao ter uma lista de quais áreas farão parte desse projeto, é mais fácil criar um planejamento robusto e atenderá todas as expectativas ao final do prazo definido.

6 – Análise dos resultados

Os resultados da campanha são importantes não apenas após o fim dela, mas também durante a execução. O marketing digital dispõe de muitas ferramentas que permitem o acompanhamento da performance da campanha em tempo real.

Caso alguma coisa não esteja saindo conforme o planejamento inicial, com uma análise em tempo real, é possível realizar alguns ajustes rápidos para colocar as coisas novamente em ordem.

Por fim, na conclusão da campanha, os resultados são importantes para se ter uma boa métrica do que funcionou, os pontos de melhoria e quais estratégias podem ser utilizadas nas futuras campanhas.

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