Democratização da tecnologia e fragmentação das audiências

Uma das principais marcas do século XXI é, sem sombra de dúvidas, a democratização da tecnologia. De acordo com o governo federal, cerca de 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet. Complementar a esse fato, o Brasil tem mais smartphones do que habitantes, sendo um dos cinco países com o maior número de celulares. O que hoje é comum, há vinte anos era algo impensável.

Enquanto antes, a TV detinha cerca de 80% de todos os anúncios publicitários, hoje a história é outra. Devido às múltiplas plataformas que as pessoas têm acesso, sua atenção é muito mais diluída, tornando-se um verdadeiro desafio para as marcas atraírem novos clientes e mantê-los consigo.

Qual a importância da democratização da tecnologia?

A democratização tecnológica é o acesso de boa parte da sociedade a aparelhos tecnológicos como: smartphones, computadores, notebooks e tablets. E, nas últimas décadas, ela ganhou uma força ainda maior por conta da internet.

Essa democratização permite que as pessoas possam usufruir de diversos serviços de maneira prática, normalmente na palma da sua mão, por diversas plataformas diferentes. Além disso, a inclusão de mais pessoas dentro da tecnologia, faz com que o mundo se torne mais conectado, tornando possível, por exemplo, que uma notícia chegue instantaneamente a duas pessoas em dois cantos separados do mundo.

Com certeza, a internet possui um papel vital nisso. Com tecnologias cada vez mais avançadas, hoje a rede mundial pode chegar nos locais mais remotos e levar às pessoas que moram lá, os mesmos benefícios que algum morador de uma cidade grande já possui.

Quanto mais acessível os conteúdos forem, mais as pessoas se tornam autônomas, engajadas e se desenvolvem de maneira mais rápida.

Antigamente vs hoje

Por exemplo, há vinte anos, se uma pessoa gostaria de aprender a tocar violão, precisaria ir atrás de uma escola especializada em música, comprar revistas que ensinasse os primeiros passos e comprar um instrumento de acordo com a opinião de um vendedor que indicaria o melhor de acordo com o gosto e necessidade de cada cliente.

Hoje, com o mesmo objetivo em mente, qualquer um pode simplesmente consultar diversos reviews por aí sobre os melhores violões para iniciantes e pesquisar o preço em diversas plataformas de e-commerce. Não apenas isso, mas uma pessoa também pode apenas abrir o YouTube e conseguir ter acesso a diversos conteúdos que ensinam a dedilhar as primeiras notas, até a composição de faixas mais avançadas

Isso é apenas uma das coisas que a democratização tecnológica nos trouxe. Entretanto, a evolução digital ao mesmo tempo que resolveu diversos problemas, também trouxe novos desafios.

A fragmentação da audiência

Com tantas opções trazidas pela democratização da tecnologia, hoje para as empresas é muito mais difícil expor seus serviços, marca e não deixar que clientes em potenciais se percam.

Isso ocorre, porque atualmente existem uma infinidade de canais que podem ser utilizados para veicular uma propaganda.

Se antes, bastasse anunciar nos comerciais de televisão, no rádio ou no jornal, hoje as opções são muito mais abrangentes: propaganda em páginas da internet, divulgação feita por um youtuber famoso, e-mail, notificações por aplicativos de smartphone e dentre outros.

Não apenas isso, mas com tantas opções e informações disponíveis, causou uma mudança no comportamento das pessoas. Hoje, diversos fatores podem influenciar o possível cliente a optar por uma marca ou serviço. Alguns deles são:

Atendimento humanizado

Hoje é muito mais fácil uma pessoa optar por uma empresa que presta um atendimento humanizado, personalizado e que demonstre sua importância para com seu cliente do que outras marcas com uma relação muito mais formal e distante. Tudo isso conversa diretamente com o próximo tópico.

O lado emocional é maior que o racional em uma compra

Hoje em dia, com tanta informação chegando o tempo inteiro por meio das telas dos dispositivos digitais, o consumidor mudou seu hábito de compra. Se antes era comum comprarmos por conta de um motivo racional, hoje o emocional é muito maior.

Algoritmos

Os algoritmos também possuem um grande papel na fragmentação da audiência. Se antes, o mesmo anúncio servia para todas as pessoas que iriam assistir uma propaganda, hoje as plataformas oferecem anúncios baseados nas preferências de cada um.

Com tantas variáveis, vemos como é difícil manter a fidelidade de um cliente. Hoje, as empresas precisam se reinventar em diversos aspectos para que elas consigam divulgar sua marca e manter clientes. Assim, ter um planejamento de como gerir seus anúncios é importante.

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