O que é marketing de influência? E como ele ajuda sua estratégia digital?

Os influenciadores (ou popularmente conhecidos como influencers) são pessoas que possuem um alcance imenso de público por sua presença nas principais plataformas de redes sociais. Essa popularidade pode ser uma poderosa ferramenta para alavancar sua marca. Por isso, nesse post iremos explicar o que é o marketing de influência e sua importância para o mercado contemporâneo da publicidade.

Entendendo o que é o marketing de influência

O marketing de influência é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço por ser uma técnica que gera resultados muitos positivos e de maneira orgânica. Ela ocorre quando, uma pessoa com grande influência em um determinado público, faz um anúncio de produtos ou serviços de uma empresa para seus seguidores.

Pelo fato de os influencers muitas vezes terem milhares de seguidores, toda a publicidade gerada por essa pessoa poderá ser engajada pelo seu público fiel que irá aderir ao que está sendo oferecido, catapultando as vendas e visibilidade daquela marca.

Essa forma de publicidade é muito poderosa, pois dialoga diretamente com o público-alvo da empresa e transmitida diretamente por uma pessoa que também entende do assunto e irá repassar aquela informação de uma maneira que engaje ainda mais as pessoas. Assim, toda a informação dessa propaganda é repassada ao público com confiabilidade, dando mais crédito ao produto que está sendo divulgado.

Como escolher o influencer certo para sua publicidade?

Apesar de ser bastante chamativa a ideia de criar uma parceria com um influenciador que possua bastante alcance, nem sempre essa pode ser a melhor solução. Para que a estratégia de marketing de influência dê bons resultados, é necessário que haja alguns cuidados.

O primeiro e mais importante deles, é escolher uma pessoa pública que, de alguma forma, se comunique tanto com quem a marca quer alcançar, quanto com o público-alvo desse influencer. Se o que for oferecido não corresponder com o perfil das pessoas que acompanham o influenciador, os resultados poderão ser prejudicados.

Tendo isso em mente, o próximo passo é mapear os influenciadores que estão de acordo com o seu produto ou marca. Nesse momento, é necessário estar atento a alguns pontos como:

– Quem é o principal público-alvo da campanha?

– Esse público tem o mesmo perfil que os seguidores do influencer?

– A forma como o influenciador se comunica com o seu público é o ideal para repassar a imagem do que você está oferecendo?

Essas questões precisam estar claras para que, no momento da escolha de um influenciador, não haja dores de cabeça futuras ou prejuízos nos resultados esperados.

Estude seu público e saiba em qual segmento investir

Conforme já falamos nesse post sobre orçamento para campanhas de marketing, é importante que haja um planejamento de quanto sua empresa está disposta a gastar nesse tipo de publicidade. Para chegar a esse número, é importante traçar as principais metas e objetivos, algo que também já cobrimos aqui no blog.

Saber se o seu público-alvo é B2C (Business to Consumer, Negócio para Consumidor) ou B2B (Business to Business, Negócio para Negócio) também é necessário para escolher o influenciador mais adequado. O marketing de influência não é voltado apenas para o grande público (B2C), portanto, se a sua publicidade tiver como alvo um público mais corporativo, procurar por influencers que dialogam com essas pessoas pode ser uma ótima ideia.

As vantagens do marketing de influência

Ao optar pelo marketing de influência, os resultados poderão trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, tudo isso em um curto espaço de tempo. Dentre os principais benefícios dessa estratégia, podemos citar:

– Maior da visibilidade da sua marca;

– Aumento considerável no número de vendas de produtos;

– Maior conversão de leads;

– Retorno Sobre Investimento (ROI) alto.

Além disso, outra vantagem que o marketing de influência proporciona é que ele pode trazer resultado em várias redes sociais. Assim como Instagram e TikTok, o YouTube também é um forte candidato para esse tipo de campanha. Para públicos corporativos, o LinkedIn também se mostra uma alternativa viável que pode fazer a diferença na sua campanha.

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