O que é SEO? Entenda como aparecer nas primeiras buscas do Google

Quem não deseja ter o seu site no topo das pesquisas do Google, não é mesmo? Na primeira página dos resultados é onde os usuários normalmente clicam para encontrar suas respostas. Raramente eles seguem para a página posterior.

Porém, surge uma questão: como fazer com que o seu site apareça como um dos primeiros resultados? É aí que entra o SEO.

Um pouco do conceito sobre o que é SEO

Sendo uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas em português), o SEO é um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo utilizar técnicas que otimizem um site e garantem a ele um melhor ranqueamento do Google, além de se mostrarem muito importantes para marcas que desejam ter um marketing digital mais forte.

Utilizam-se essas técnicas para mostrar ao Google que o seu site tem a resposta para a busca de um usuário. Dessa forma, para que a sua página comece a ganhar reconhecimento, o algoritmo da ferramenta de busca leva em considerações alguns pontos, como:

– Conteúdo de qualidade;

– Boa usabilidade em dispositivos mobile;

– Rapidez no carregamento dos elementos de uma página.

Quando se aplica uma boa estratégia de SEO em um site, a longo prazo, o próprio algoritmo do Google vai entendendo que aquela página possui relevância dentro de um determinado conjunto de pesquisas. Assim, de maneira orgânica, vai subindo o seu ranking até a primeira página.

O investimento em SEO é sempre a médio ou longo prazo. Pode levar um tempo até que haja a detecção e a indexação da sua página pelos algoritmos do Google, apenas depois disso, é que seu site poderá aparecer nos resultados.

O que são os motores de busca?

Os motores de buscas são ferramentas que realizam toda a automação do processo de pesquisas. Portanto, eles são os responsáveis por vasculhar toda a internet e disponibilizar para o usuário, de modo organizado, os assuntos que ele esteja procurando.

Como são verificadas milhões de páginas por segundo, os motores de busca precisam de algoritmos que realizem essa triagem de forma automatizada. Por meio desses algoritmos, os motores conseguem filtrar os conteúdos de uma página e informar se ela está dentro dos padrões ou não.

No caso do Google, o maior motor de buscas atualmente, o seu algoritmo é composto por três processos que irão realizar o levantamento de todas as páginas (sejam elas novas ou atualizadas) e mostrar ao usuário as informações delas. Vamos a eles:

Rastreamento

Aqui, o algoritmo do Google identifica todas as páginas que ainda não foram rastreadas no seu banco de dados. Quando existem novas páginas, links ou alterações, é realizado a indexação dessas informações.

Indexação

Nessa etapa, o algoritmo do Google faz uma análise completa de todas as novas páginas ou as que receberam alterações. É aqui também que o algoritmo lê todas as informações de uma página: link, data de publicação, título, descrição, velocidade do site, estrutura de dados e a região.

Assim que é feita a indexação, é verificado se o site apresenta alguma irregularidade, do contrário ele finalmente passa a aparecer na busca.

Busca

É nesse momento que a página aparece nos resultados de busca. Ainda que essa seja a última etapa, o algoritmo do Google constantemente realiza varreduras nas páginas que já passaram pelos processos anteriores para verificar atualizações ou modificações nelas.

É possível perceber, por meio de um entendimento desses processos, que eles não ocorrem de maneira instantânea. Isso justifica, por exemplo, o motivo de páginas que já estão fora do ar, às vezes aparecerem em resultados de busca. Provavelmente, a ferramenta do Google ainda não passou por ela e a tirou do seu índice de buscas.

Palavras-chave e sua importância no SEO

 O termo palavra-chave é, sem sombra de dúvidas, uma das coisas mais importantes dentro do SEO. De maneira geral, a palavra-chave é o termo que o seu usuário irá utilizar para encontrar uma página. Por exemplo: se alguém está procurando um restaurante vegetariano em Curitiba, ele provavelmente irá pesquisar um termo como “restaurantes vegetarianos em Curitiba”.

Por conta disso, é fundamental que, durante a criação de uma estratégia SEO, seja encontrada uma palavra-chave pelo público-alvo do seu site para vincular um ao outro.

A partir do momento que se define a palavra-chave, ela será aplicada no conteúdo e em outras páginas do site para que os usuários o encontrem com mais facilidade.

Para buscar uma palavra-chave ideal, é necessário realizar um estudo em cima disso. Por isso, não basta simplesmente escolher apenas um termo e aplicar ele no site, antes é preciso saber o volume de busca daquela palavra-chave, se a concorrência por ela é alta e se outros domínios com muita autoridade a utilizam.

Felizmente, existem diversas ferramentas de palavra-chave que auxiliam a dar uma visão mais ampla de um termo, como, por exemplo, o SEMrush e o Ubersuggest.

Quais métricas são importantes para o SEO?

Já percebemos o quão criterioso o Google pode ser em relação a indexação de sites e o que é necessário para o colocar na primeira página. Ainda que o próprio Google nunca tenha divulgado quais fatores são os mais cruciais para o seu algoritmo, é de conhecimento geral que alguns deles se destacam.

Conteúdo de qualidade

Todo o conteúdo do seu site precisa ser impecável, pois é por meio dele que o usuário irá encontrar a resposta para a sua pesquisa. Por conta disso, o Google valoriza muito sites que possuam conteúdos de relevância, úteis e que irão sanar as dores do seu cliente.

Alterações dentro da página (On Page)

Todas as alterações realizadas dentro de uma página é uma ótima técnica de SEO, já que elas permitem ao algoritmo do Google entenderem com mais facilidade sobre do que se trata o seu conteúdo. Essas alterações incluem: performance da página, arquitetura do site e autoridade de domínio.

Ações fora da página (Off Page)

Essa estratégia de SEO tem como objetivo realizar algumas otimizações fora do site. Dentre elas podemos citar: presença de backlinks e utilização das redes sociais para impulsionar seu site.

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