Orçamento de campanha de marketing: aprenda como definir

O marketing de uma empresa é peça fundamental, seja na prospecção de novos clientes ou na retenção dos seus atuais. Além disso, por meio do marketing, o alcance da sua marca é muito maior, chegando a um número de pessoas mais significativo. Por conta disso, o orçamento de campanha de marketing é essencial na criação de uma estratégia.

Ao saber o quanto você pode gastar, é possível escolher os melhores caminhos para se chegar ao seu objetivo, aumentar a receita da empresa e a colocar como uma verdadeira referência no seu ramo.

Nesse post, utilizaremos um exemplo fictício da pousada Aldeia Novos Horizontes, em que simularemos algumas estratégias que podem ser adotadas a partir de uma meta específica.

Quais são os primeiros passos para criar um bom orçamento?

Antes de qualquer coisa, é importante primeiro ter algumas coisas em mente em relação a campanha de marketing. Algumas perguntas devem ser respondidas para concretizar alguns conceitos e não dar margens para falhas no futuro. Como exemplo, podemos citar:

– Qual é o objetivo da campanha? Prospecção de novos clientes? Retenção de carteira? Anúncio de um novo produto?

– As metas são críveis e possíveis de serem alcanças?

– A duração da campanha é de pequeno, médio ou longo prazo?

– A campanha deverá envolver apenas o digital ou haverá materiais físicos também?

Tendo respondido essas questões, fica mais fácil definir os valores. Ao começar um orçamento de campanha de marketing, é necessário fazer um estudo em cima dos gastos da empresa, entender para onde foi o dinheiro, quais foram os investimentos e gastos. Esse levantamento inicial é fundamental para saber o quanto será possível gastar em uma campanha.

Ao ter os valores bem definidos, outra escolha importante que se deve decidir logo nessa fase inicial é saber, por exemplo, se essa campanha partirá toda do setor de marketing ou se ela será terceirizada por uma agência de marketing digital ou profissionais freelancers.

A Aldeia Novos Horizontes, em nosso case de exemplo, definiu que precisa aumentar o alcance do seu site. Além disso, foi decidido que nesse caso era melhor contratar uma agência de marketing digital especializada para trabalhar no conteúdo, escolhendo a CGDW.

Como definir as métricas da campanha?

Se para termos um orçamento de campanha de marketing que corresponda às expectativas, antes é necessário determinar as métricas da campanha.

Existem diversas ferramentas e métodos que podem auxiliar nesse momento, deixando mais fácil de se visualizar. Os objetivos que citamos nos tópicos acima podem ser enquadrados utilizando métodos de KPIs (Indicadores-chave de desempenho).

Cada um deles possui suas próprias características e podem ser bastante úteis quando aplicados de maneira correta.

Para o nosso projeto fictício, a Aldeia Novos Horizontes recebeu os indicadores-chaves de desempenho a partir de um levantamento dos métodos KPIs, nesse caso os objetivos levantados foram:

– Aumentar o número de visitas do site;

– Aumentar as vendas a partir do site;

A partir disso, são traçadas rotas para chegar a esses objetivos.

Escolhendo o melhor método de orçamento para a campanha

Existem diversos métodos para se realizar um orçamento de campanha de marketing. É necessário apenas saber qual deles se encaixa melhor dentro da realidade da empresa. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Projeções e histórico anteriores: por meio das informações de outras campanhas e outros gastos anteriores, é possível ter uma média de quanto poderá ser gasto e ter uma boa projeção do investimento para a nova campanha;

Analisando a concorrência: entender em quais segmentos a concorrência está atuando ajuda no levantamento do que pode estar em alta dentro da área em que a empresa atua e direcionar os esforços para essas tendências;

– Destinar uma porcentagem do faturamento: ao separar uma porcentagem do faturamento para uma campanha, sabemos que o valor de investimento será proporcional ao faturamento. Isso pode servir como base para realizar ajustes nas métricas de campanha.

Além disso, vale mencionar que não é necessário escolher exclusivamente um desses métodos, mas é possível fazer uma mescla entre eles e adaptar de acordo com a realidade da empresa e da proposta da campanha de marketing.

Uma das coisas que a Aldeia Novos Horizontes se destaca é por seus serviços exclusivos, temáticos e personalizados. Analisando a concorrência, é fácil saber que ninguém ao redor oferece os mesmos serviços. Por conta dessa exclusividade, podemos utilizar uma porcentagem do faturamento para investir na divulgação daquilo que torna a Aldeia especial.

Distribuindo a verba do orçamento

Por fim, chegamos a distribuição da verba. É importante saber em que o orçamento será distribuído para a sua campanha. Dependendo da sua estratégia, público-alvo e canais que deseja utilizar para divulgar sua marca, é importante estudar com cuidado por qual caminho a sua campanha terá um melhor desempenho.

Abaixo, vamos citar alguns dos canais digitais que possuem grande alcance se usados de maneira correta:

– Mídias sociais: as redes sociais possuem uma força imensa no impulsionamento de uma marca. Uma campanha bem estruturada em plataformas como Instagram, TikTok, YouTube ou Facebook pode fazer com que sua empresa alcance muitas novas pessoas e ganhe visibilidade no mercado.

– Google Ads: com essa plataforma do Google, é possível redirecionar os seus anúncios para palavras-chave em específico que mais tem engajamento com seu público. Dessa forma, sua página sempre aparecerá acima dos primeiros resultados orgânicos. Mais informações, dá uma olhadinha no nosso post sobre Buscas Pagas.

– Facebook Ads: em conjunto com as mídias sociais, o Facebook Ads pode impulsionar ainda mais as postagens da sua marca nas plataformas mais populares do momento.

– SEO: se sua estratégia tem uma duração de médio ou longo prazo, as técnicas de SEO são uma grande aliada para fazer com que sua marca ganhe autoridade nos principais buscadores. Falamos um pouquinho mais sobre SEO nesse post.

Quer tirar um dia de folga na melhor e mais temática pousada de Curitiba e região? Visite a Aldeia Novos Horizontes!

Apesar dos exemplos utilizados nesse post serem fictícios, a Aldeia Novos Horizontes existe e está pertinho de você! Com chalés temáticos de Senhor dos Anéis e Harry Potter, a Aldeia Novos Horizontes irá lhe entregar o melhor se tratando de conforto e descanso. Tudo isso em contato com a natureza e as belezas da charmosa cidade de Campo Magro.

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Site: https://www.aldeianovoshorizontes.com.br/

Telefone e WhatsApp: (41) 99831-3832

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